Hipnoterapia significa fazer terapia sob hipnose.
Acredito que cada um de nós é responsável pela vida que tem. A um certo nível somos nós que escolhemos dizer sim ou não ao que nos é apresentado pela vida. Desta maneira, é dentro de nós que está a capacidade de alterar as nossas escolhas, mudando o que nos provoca sofrimento.
Quando uma pessoa entra num transe hipnótico, fica relaxada, tranquila, e os sentimentos de calma e de segurança vão-se instalando. O lado analítico, a voz crítica, o lado racional da pessoa, vai aos poucos ‘desligando’ porque não está a ser solicitado, não precisa de estar activo. Ao confiar no terapeuta, a pessoa não tem que estar ‘na defesa’. Assim permite-se relaxar e, sentindo-se segura, vai aceitar as sugestões ou indicações que o terapeuta der.
Sob hipnose sentimos uma calma intensa. A mente fica mais tranquila e serena e conseguimos ter insights (uma visão nova e mais clara) sobre os assuntos da nossa vida. Sob hipnose podemos experimentar um estado de intimidade incrível. Entramos em contacto com o que verdadeiramente somos e sentimos.
A Hipnoterapia é extremamente eficaz na cessação do hábito de fumar. Também é benéfica na cessação de outros hábitos indesejados (parar de roer unhas ou de comer compulsivamente) bem como numa grande variedade de casos clínicos, que normalmente resultam de estados de ansiedade.
Problemas psicológicos como fobias, ataques de pânico, estados depressivos (mas não depressões profundas), disfunções psico sexuais ou ansiedade de performance, falta de concentração, baixa auto estima, baixa auto confiança, stress, etc.
Problemas fisiológicos como tiques, controlo de peso, sindroma do cólon irritável, asma, alergias, controlo da dor, problemas dermatológicos, zumbido, enurese nocturna etc.