O que é a hipnose?
Hipnose é um fenómeno da mente que experimentamos, naturalmente, várias vezes ao dia. A mente fica de tal maneira focada num assunto, que se desliga do resto da realidade – ex: quando estamos tão concentrados na leitura de um livro ou num programa de TV, que chamam por nós e não ouvimos.
Quando entramos neste estado, ficamos mais receptivos e sugestionáveis, pois o nosso lado racional, crítico e analítico não está tão activo. Como se ficasse em stand by. No entanto, sob hipnose, ficamos sempre com a mente desperta, em controlo do que fazemos ou dizemos e lembramo-nos de tudo o que se passa durante uma sessão.
Como é que a hipnose nos pode ajudar?
A pessoa hipnotizada fica mais aberta, mais ligada à sua essência, ao seu verdadeiro eu, e assim entra num contacto estreito com as suas emoções mais profundas, facilitando qualquer processo de auto conhecimento.
Mas também fica mais sugestionável e capaz de receber sugestões para deixar um comportamento – ex: deixar de fumar – com uma intensidade tal, que pára o hábito indesejado de uma só vez.
Quais são os problemas mais comuns que a hipnose pode ajudar a resolver?
Tem excelentes resultados em sintomas causados por estados de ansiedade tais como:
fobias, pânico, ansiedade de desempenho,
problemas gastrointestinais e dermatológicos, asma;
hábitos indesejados como fumar, roer unhas;
controlo de estados de dor ;
problemas de auto estima, auto confiança, concentração;
Uma sessão basta? Quantas sessões recomendadas?
Para deixar de fumar, basta uma sessão.
Para outros casos recomendam-se pelo menos 3 sessões para se verificarem alguns resultados, mas podem ser necessárias mais.
Ao fazer uma sessão de hipnoterapia corre-se algum risco?
Não se correm riscos se o tratamento por hipnose for conduzido por um hipnoterapeuta clínico devidamente certificado.
Ainda existe algum «preconceito» sobre a hipnose. Porquê?
Se há pré-conceitos acerca da hipnose é porque ela é usada em palco como forma de entretenimento.
Para se saber o que é a hipnose e a hipnoterapia, há que experimentar. Ler as explicações sobre o assunto pode clarificar, mas só depois de experimentar é que uma pessoa pode saber o que verdadeiramente é a hipnose.
Uma vez resolvido um determinado problema recorrendo à hipnose, ele poderá mais tarde voltar?
Acredito na filosofia de que todos somos responsáveis pelas nossas emoções, comportamentos, pensamentos e sintomas psicossomáticos e que através da hipnoterapia posso ajudar os pacientes a compreender e a mudar os seus estados emocionais pouco saudáveis e comportamentos auto-limitadores, em estados emocionais saudáveis e comportamentos de auto-ajuda.
A Hipnose não é panaceia para todos os males, nem é uma forma de Cura.
Ajudamos os nossos pacientes a encontrarem recursos interiores para se ajudarem a si mesmos.
Quem normalmente procura a hipnose? Idades? Mais homens? Mais mulheres? Profissões?
Não há pessoas específicas. Tanto aparecem executivos, como professores, como donas de casa, como serralheiros, como polícias, como enfermeiros e médicos, muitos psicólogos, estudantes, etc.
É possível fazer hipnose a crianças? Há experiências disso, em que casos se poderá eventualmente recorrer à hipnoterapia em crianças?
Hipnose em crianças é possível a partir de uma certa idade (8/9 anos). As crianças entram em hipnose (estado de dissociação) muito facilmente, e a técnica mais eficaz é a de lhes contar histórias (metáforas). Como ainda não são seres “enrijecidos nas suas características” como os adultos, o processo de mudança é mais fácil de alcançar. No entanto eu acredito que os principais psicólogos das crianças são os seus Pais, e são eles quem melhor pode ajudar a criança. Assim, quando uma criança vem fazer terapia pela mão dos Pais, considero sempre ver os Pais individualmente em consulta.
Os problemas mais comuns que surgem nas crianças estão relacionados com a ansiedade. Medos, roer unhas, concentração, enurese noturna, inseguranças, dificuldades de relacionamentos na escola, mau comportamento.
A pessoa que se sujeita à hipnoterapia tem de fazer o quê? Como pode colaborar?
Não tem que fazer nada, a não ser relaxar e deixar-se conduzir pelo terapeuta.
É um processo, «uma aprendizagem» a que podemos recorrer mais tarde por nós mesmos?
Sim, através da Auto Hipnose, uma forma de se auto induzir neste estado e de poder trabalhar os objectivos, como reforço da terapia.