É um exercício extremamente simples de concentração, de relaxamento e de mentalização. É todo feito em silêncio podendo fazê-lo em qualquer local do seu dia a dia (em casa, no trabalho, no autocarro, no meio da natureza, e tantos outros sítios).
Como fazer: Instale-se confortavelmente. Feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Deite fora as tensões da dia com o ar que expira. Conte de 10 para 1 ao ritmo da expiração, e vá sentindo o relaxamento a instalar-se no seu corpo, a calma a chegar à sua mente. Quando chegar ao 1 vai estar já bem descontraído e calmo. É o momento de trabalhar a sua auto sugestão, repetindo esse pensamento positivo, em silêncio, várias vezes. No fim ou se deixa adormecer tranquilamente ou desperta, voltando a concentrar a sua atenção no exterior, no corpo, voltando ao estado de consciência normal.
É seguro fazer este exercício sózinho. Como disse no início é só um exercício de concentração e mentalização, acompanhado de um relaxamento físico. E não há perigo de não despertar. Mesmo que se deixe adormecer – que é algo que acontece por vezes, especialmente se estamos muito cansados – acordará mais tarde sentindo-se descansado e com as forças retemperadas.
Deixe que a minha voz o conduza através desta gravação.